Escola de Música Monte Azul

  • Monte Azul, Associação Comunitária Monte Azul

  • Contato
  • São Paulo

R$ 0

de 0 doadores

Nosso projeto

Aulas de instrumentos

Desde 2012 ensinamos violino, viola e violoncelo a crianças e jovens entre 09 e 25 anos de idade, moradores da comunidade Monte Azul. Desenvolvemos o trabalho com o apoio de jovens músicos do exterior que prestam serviço voluntário por um ano na organização, junto a professores e educadores brasileiros.

 

Esses anos de experiência nos mostraram que o aprendizado de um instrumento musical desenvolve a sensibilidade, criatividade, o pensar lógico, o equilíbrio interno e habilidades físico-motoras nas nossas crianças e jovens.

 

Também, a capacidade de apreciar uma boa música é desenvolvida por meio do aprimoramento da audição, da concentração e do senso estético.

 

Abrimos a oportunidade para muitas crianças e jovens musicais e talentosas da comunidade desenvolverem este dom!

 

As aulas de instrumentos são dadas para pequenos grupos de alunos, enquanto um grupo maior realiza atividades por meio do fazer junto, num sentimento de cooperação. Cada um recebe seu instrumento emprestado para treinar e aprender em casa, levando a leveza da música para cada cantinho da comunidade.

 

O repertório compreende músicas tradicionais de cada instrumento, enriquecido com músicas tradicionais brasileiras, para criar em cada jovem músico uma relação mais íntima suas raízes e seu país.

 

Atualmente, nossos alunos estão em níveis bem diferentes, o que é interessante do ponto de vista pedagógico, pois os iniciantes têm exemplos a seguir e podem se inspirar. A prática em grupo com todos juntos estabelece uma conexão, em que o mais experiente dá suporte e o iniciante tem vontade de seguir os estudos. 

 

Coral

No canto coral as crianças aprendem canções populares e infantis brasileiras. São feitos exercícios corporais de ritmo e, conforme a canção, as crianças dançam em roda ou desenvolvem coreografias. O acompanhamento com um alegre violão ajuda na percepção das harmonias. Depois as crianças cantam em cânone, em duas vozes. Assim elas desenvolvem a percepção de cada voz individual e da harmonia do todo.

 

Orquestra

Nas orquestras com iniciantes e avançados o trabalho é orientado para o crescimento técnico e interpretativo. A cada etapa o trabalho é realizado para fixação do já dominado e contém desafios em graus de dificuldades totalmente viáveis de conquista para reforço da autoestima e sentido de crescimento pessoal e técnico dos alunos. O repertório circula pelos grandes mestres da música erudita, tanto estrangeira como nacional, bem como pela música popular de todos os países, principalmente o Brasil. Através da pratica de orquestra são desenvolvidas competências sociais: precisa-se ouvir a voz dos outros e executar a própria ao mesmo tempo. Cada aluno contribui com o seu esforço e dedicação para uma beleza musical maior do que a simples soma de todos.

 

Doe e compartilhe, coloque mais uma nota nessa bela canção!

Atividades0

Comentários


Baixe o aplicativo nas lojas