CS ROGER CUNHA, Onde o Amor Acontece!

CS ROGER CUNHA, Onde o Amor Acontece!

  • Centro Social Roger Cunha Rodrigues, ACACF - Associação Comunitária de Apoio a Criança e a Família

  • Contato
  • Manaus

R$ 742

de 13 doadores

Nosso projeto

Promover a formação de crianças e adolescentes, animados pela arte de amar. Essa é a missão da do  CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA RODRIGUES, de Manaus (AM).

O trabalho do CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA RODRIGUES, deu origem em suas atividades em 1992, na Comunidade Monte Sião. Naquele ano cerca de 100 famílias provenientes do interior do estado ocuparam um terreno onde seria construído o prédio de uma multinacional. O espaço acabou cedido pela empresa, dessa forma, possibilitou a construção de uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além do Centro Social Roger Cunha Rodrigues. Hoje conhecido como Bairro Coroado/Comunidade Ouro Verde, o local é referência na região, graças ao trabalho do nosso projeto.

Público Participante:

Atualmente 90 famílias de 200 crianças e adolescentes são atendidos diariamente.

Atividades Realizadas:

Entre as atividades desenvolvidas estão o “Reforço Escolar”, que auxilia a aprendizagem das crianças, o “Desencuca”, que oferece aulas de diversas disciplinas em um centro multimídia, a “Oficina de Cidadania”, que traz política e fraternidade para o cotidiano dos adolescentes, o “Mala de Viagem”, que estimula o hábito da leitura, e o “Teen Star”, que promove uma educação sexual holística.

Atividades1

  • APRESENTAÇÃO

     

     

                A Associação Comunitária de Apoio à Criança e à Família é uma sociedade sem fins lucrativos, com sede em Manaus Amazonas, à Rua João de Barro, no. 104, no Bairro do Ouro Verde, fundada em 1994 com o objetivo de trabalhar pelos direitos fundamentais e universais das crianças e adolescentes. Atualmente atendemos 90 famílias e 149 crianças e adolescentes. O projeto desenvolvido pela ACACF, no Centro Social Roger Cunha Rodrigues objetiva a operacionalização de atividades em sala de aula que favoreçam o aprendizado e a superação de dificuldades das crianças e adolescentes como também contribuir com seu desenvolvimento físico por meio do fornecimento de alimentação e ainda, ajudar na sua formação moral e espiritual.

                Esta associação surgiu a partir de atuações socioeducativas por parte dos membros do Movimento dos Focolares na Comunidade Monte Sião, resultado de uma ocupação de terra realizada em 1992, por aproximadamente 100 famílias provenientes, na sua maioria, do interior do estado do Amazonas.

                A ocupação da área deu-se a partir da frustração de uma empresa multinacional que se estabelecia no local, mas desistiu devido à instabilidade econômica desencadeada no país naquela época. Posteriormente a área foi assegurada aos moradores via doações dos proprietários, através de uma imobiliária, sendo incluído também, o terreno onde está construído o Centro Social.

                O trabalho social foi iniciado no local em 1992, pelo Movimento dos Focolares, um movimento internacional fundado em 1943, na cidade de Trento, na Itália, no ápice da segunda guerra mundial, por Chiara Lubich, cujo objetivo prático é construir um mundo mais unido, fraterno e solidário, onde as pessoas possam encontrar sua dignidade como seres humanos.

                Esse movimento está disseminado em cerca de 200 países no mundo e conta com mais de dois milhões de aderentes que trabalham voluntariamente pela paz, educação e a fraternidade, comprometidos com a realidade social de cada local, e ainda, assumindo uma posição relevante na complexidade universal, voltando-se à perfeição da caridade e da unidade entre as pessoas, grupos, povos e aos seus múltiplos aspectos sociais. Foi com estes princípios que as ações se tornaram efetivas na nova comunidade que estava se formando na ocupação do Monte Sião, hoje bairro Ouro Verde. Inicialmente foi construída uma escola de educação Infantil e Ensino Fundamental e depois um Centro Social que interage com a comunidade por meio do diálogo e de iniciativas sociais e educativas.

                No decorrer dos anos temos visto acontecer a promoção social, a reestruturação de famílias e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Muitos destes jovens encontram-se hoje em universidades e no mercado de trabalho.

    Esta Associação vem por meio de suas iniciativas reavivando o espírito de solidariedade, o sentido de responsabilidade e a cidadania no seu ambiente comunitário em constante envolvimento com o ser humano e toda a sua integridade emocional, educativa e social oportunizando a promoção humana, o que a caracteriza como sendo de utilidade pública. Ao longo dos anos a ACACF vem acompanhando o desenvolvimento local e por isso renovando seu perfil de atendimento para estar sempre com o foco voltado para sua função na comunidade. A realização deste trabalho é um desafio a cada dia, pois as dificuldades são grandes para manter esta instituição, tendo em vista que os serviços oferecidos são gratuitos.

     

    POR QUE ROGER CUNHA RODRIGUES?

     

    O Roger foi uma criança da comunidade que morreu de leucemia aos oito anos de idade. Era um menino muito especial que enfrentou o sofrimento trazido pela doença com muita bravura porque ancorado numa fé em Deus inabalável. Todos que se aproximavam do Roger eram iluminados por seu comportamento fervoroso e corajoso. Seus pais à época trabalhavam na então Escolinha, como era chamada pelos comunitários. Para todos o Roger era uma referência e parecia traduzir com sua vida todo o espírito da proposta idealizada pelos fazedores daquela obra no Monte Sião. Coincidentemente a Escolinha ganhou o terreno no qual se encontra até hoje o Centro Social na mesma época que o Roger faleceu. Foi espontâneo pedir o consentimento dos pais dele a atribuição do seu nome a então nova Escola sabendo que ele seria referência para a formação moral e espiritual das crianças que por lá passassem. Era um verdadeiro Patrono.

     

    O QUE O CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA OFERECE?

    Tendo em vista o artigo 4º do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente- as coordenações deste Centro Social trabalham através destas ferramentas:

     

    1.      Projeto “Solidariedade à Distância”- SAD

    Objetivos:

    - Promover programas de apoio às famílias e crianças desfavorecidas, visando unicamente fins de utilidade social inspirada nos valores que promovem a fraternidade universal. 

    Público alvo: 149 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

    Atividades ofertadas: Adoção internacional à distância (apadrinhamentos); Economia solidária; Educação e contraturno escolar; Formação cidadã e política.

     

    2.      Projeto “Reforço Escolar”

    Objetivos:

    -Oferecer apoio escolar, auxiliando os alunos na elaboração de tarefas solicitadas pela escola formal;

    -Oferecer aulas de reforço, promovendo a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola formal.

    Público alvo: 149 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

    Atividades ofertadas: Auxílio nas tarefas escolares com atendimento individual segundo a necessidade; Aulas de reforço desenvolvidas numa perspectiva de ensinar a aprender através da metodologia de ensino: Pedagogia de Projetos.

     

    3.      Projeto “Desencuca”

    Objetivos:

    -Oferecer um espaço multimídia para que os alunos encontrem de forma gratuita e organizada diferentes estilos de vídeo aulas para complementar a compreensão dos assuntos estudados na escola formal.

    -Preparar os alunos para os exames promovidos pelo Governo Federal e exames escolares em geral.

    Público alvo: 149 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

    Atividades ofertadas: Aprendizagem on-line; Aulas on-line de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia e Conhecimentos Gerais nas plataformas de ensino.

     

    4.      Projeto “Oficina de Cidadania”

    Objetivos: Oportunizar aos participantes discussões sobre temas voltados para as questões da cidadania, de forma prática e dinâmica, relacionando tais temas com a vida cotidiana.

    Público alvo: 149 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; 90 famílias.

    Atividades ofertadas: Oficinas, palestras, dinâmicas e debates ministrados por especialistas ou monitores do Centro Social sobre temas voltados para a cidadania, valores da solidariedade e do amor fraterno. 

     

    5.      Projeto “Mala de Viagem”

    Objetivos:

    -Promover o hábito de leitura, fazendo despertar nos alunos a paixão pelos livros, descobrindo o prazer e a aventura que um livro pode proporcionar.

    -Oferecer uma visão mais ampla do mundo, estimulando as vivências com o mundo interior, empreendendo uma “viagem” na leitura, como prática importante para o desenvolvimento intelectual.

    Público alvo: 149 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

    Atividades ofertadas: Uma mala de viagem com lugar de destaque no espaço de leitura da escola; Todas as quartas-feiras com a mediação de um voluntário, serão disponibilizadas aos alunos os livros contidos na mala de viagem, previamente relacionados, por meio de sistema de locação com prazo de entrega; Promoções e premiações para os leitores assíduos.

     

     

     

     

    PERFIL DO PÚBLICO

     

    O público atendido pelo projeto serão crianças e adolescentes advindos da sociedade civil, em situações de vulnerabilidade social; bem como, suas famílias que devem atender aos seguintes critérios: baixa renda e escolaridade, desemprego, evasão escolar, moradia situada em área de risco, exposição a situações de violência, conflitos familiares, dentre outros fatores que interferem no processo de ensino/aprendizagem do indivíduo. 

     

     

    RESULTADOS DESEJADOS

     

    Espera-se contribuir para um futuro mais promissor às crianças e adolescentes, com um ensino de qualidade, proporcionando novas oportunidades. Acredita-se que com este trabalho e as novas oportunidades que poderão surgir, a vida destas crianças e adolescentes serão transformadas, tirando-as da zona de risco em que se encontram e poderão reescrever suas histórias com uma vivência mais digna.

    Adicionado 7 mêss atrás

Comentários


Doar usando cupons de desconto

Use cupons de desconto nas principais lojas. Ganhe desconto e ainda ajude os projetos sociais.

Ver todos cupons de desconto

Baixe o aplicativo nas lojas