Vivenda da Criança

  • Yvone Venditti, Associação Beneficente Vivenda da Criança

  • Contato
  • Rua Henrique Hessel, 300, Parelheiros, São Paulo

R$ 3.645

de 12 doadores

Nosso projeto

A Associação Beneficente Vivenda da Criança é uma entidade sem fins lucrativos que atende mensalmente mais de 4 mil pessoas carentes da área mais pobre da periferia de São Paulo, na região da subprefeitura de Parelheiros, extremo sul do município. Em 1989, a instituição iniciou suas atividades como um abrigo para meninos em situação de risco social. Com o tempo, ela cresceu e hoje oferece oportunidades para crianças, jovens e adultos se desenvolverem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais.

Atividades1

  • Nossos Projetos

    SASF - Serviço de Assistência Social à Família

    O SASF - Serviço de Assistência Social à Família tem como objetivo fortalecer a função protetiva da família prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações junto a idosos e pessoas com deficiência, dada a necessidade de prevenir o confinamento e o isolamento, por meio da proteção social no domicílio. O trabalho é desenvolvido  em parceria com a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS - Prefeitura de São Paulo.

    Como funciona:

    Os Orientadores sócioeducativos (OS’s) da Vivenda chegam a visitar mensalmente 1000 (mil) famílias que se encontram em alta vulnerabilidade social em suas próprias casas. Durante as visitas os profissionais levantam as dificuldades que as famílias enfrentam e propõem soluções para cada caso, tais como oficinas de geração de renda, cursos profissionalizantes, fortalecimento das relações familiares, promoção de palestras e reuniões sócioeducativas, encaminhamentos para trabalho, entre outros.

     

    Centro da Criança e do Adolescente – CCA

    Mais de 180 crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social passam as manhãs e as tardes na Vivenda. Lá eles convivem com amigos, praticam esportes e aprendem lições valiosas para o desenvolvimento pessoal, cultural e comunitário. Além dessas atividades que são complementares ao ensino formal das escolas, esse público tem direito ao café da manhã, almoço e lanche da tarde de segunda à sexta-feira, gratuitamente.

    Atividades

     

    Entre as principais atividades do CCA estão: recreação, esporte, música, artesanatos, valores, ética, cidadania, gincanas, campeonatos e passeios. Os professores da Vivenda estabelecem uma rotina diária para que as crianças e adolescentes aprendam a planejar, a se organizar, a se ocupar e valorizar o tempo que dispõem, assumindo responsabilidades e desenvolvendo autonomia.

     

    CEDESP Irmã Yvone Venditti

    Inserir a comunidade do extremo sul da periferia de São Paulo no mercado de trabalho. Este tem sido o principal objetivo do CEDESP Irmã Yvone Venditti. O projeto, que leva o nome da fundadora da Vivenda, oferece cursos para que os alunos ampliem seu universo cultural, melhorem a autoestima e, principalmente, se profissionalizem e desenvolverem o empreendedorismo nas comunidades.

    Os cursos são nas áreas de beleza, preparação para o mercado, administração, panificação e informática.

    Cursos Disponíveis: Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Agente Comunitário de Saúde, Editor de Projetos Visuais Gráficos, Panificação, Confeitaria, Assistente de Cabeleireiro, Maquiagem, Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Depilação.

    Como funciona: As inscrições são todas as quartas-feiras, das 8:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30. Trazer RG, CPF e comprovante de residência. A idade para os cursos são de 15 a 59 anos.

     

    Projeto Oportunidades - Jovem Aprendiz LEI 10.097/2000

    Com a missão de promover a integração e educação social para a população vulnerável, por meio de ações que preparem e despertem o potencial de crianças, adolescentes, jovens e adultos para a vida e o mercado de trabalho. A instituição prepara jovens entre 14 e 24 anos para atuarem nas empresas, conforme a lei nº 10.097/2000. 

    De acordo com o art. 429 da CLT, os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e a matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

    O objetivo de mudar a realidade individual, familiar e, consequentemente a comunidade à Vivenda forma jovens motivados, que sabem se posicionar diante do mercado e de problemas corriqueiros do dia a dia , por meio de palestras,  apoio social, curso teórico, acompanhamento psicológico e dinâmicas.

    Oficinas

    As oficinas de geração de renda são rotativas e sazonais. Ou seja, tem duração de três meses e acompanham as principais datas festivas para que as famílias possam aproveitar a época e vender seus produtos.

    Estas são algumas das oficinas que a Vivenda oferece: (Sempre temos oficinas novas)

    • Corte e Costura
    • Patch Colagem
    • Crochê
    • Mosaico

    Antes de colocar os cursos em prática, os profissionais da instituição consultam a comunidade, por meio de pesquisas, a fim de conhecer o que as pessoas gostariam de fazer. Ao mesmo tempo, levam em conta as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, em termos de retorno financeiro e realização profissional.

    • Corte e costura

    • Patch Colagem

    • Mosaico

    Adicionado 1 ano atrás

Comentários


Baixe o aplicativo nas lojas